Bulying jovens

 

 

Podemos definir bullying como um conjunto de comportamentos de carácter agressivo, adotados entre pares, de modo intencional e repetido, podendo afetar e causar dano – a nível físico, verbal, social/relacional, psicológico e/ou sexual – às crianças e jovens, envolvidos numa relação de desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima. As vítimas de bullying podem sentir maior tristeza, diminuição de autoestima, desmotivação e baixa de rendimento escolar, perturbações alimentares e de sono, e maior propensão para comportamentos depressivos.

ciberbullying  à sua vez consiste em humilhar, excluir ou até agredir alguém, de forma repetitiva e sistemática, através de ações virtuais. São várias as formas de comunicação, com recurso à Internet, que possibilitam este tipo de agressão, podendo recorrer a uma variedade de conteúdos com essa finalidade como, por exemplo, conteúdos de fotografia, de vídeo, de áudio ou de texto. As consequências do ciberbullying nas vítimas são idênticas às do bullying.

O Aikido Relacional tem ajudado centenas de jovens a neutralizar com total autonomia o bullying. A resposta desta solução é tão inesperada para o agressor e tão empoderadora para a criança não mais vítima, que a reinscidencia do bullying cessa imediatamente.

O jovem que treina Aikido relacional, graças aos "Kotegaeshis verbais" e aos "Atemis verbais", desencoraja definitivamente o bully de continuar a escolher-o como alvo da sua agressividade. Temos um grande orgulho em ver dentre os Aikidocas do verbo mais jovens, não só um resultado em aproximadamente seis sessões, como também uma renovada confiança neles mesmos, e uma auto-estima reforçada.

Este recurso é um recurso para a vida e uma prenda que encorajo ofrecer a toda criança a partir dos seus 8 anos, até preventivamente. Dar assim competencias desde tenra idade face à critica, à desvalorização, ao juizo de valor e à negatividade (que a liberdade de expressão acarreta na sua vida de futuro adulto), é deixar-lhe um legado de imunidade e um caminho concreto de resolução! 

ARTIGO : O MENINO QUE VENCEU O BULLYING COMO UM AIKIDOCA! » AQUI 

VIDEO : COMO PARAR UM BULLY » AQUI 

CONTACTAR-ME 

O Webinar de descoberta/Exemplos de aplicação/Quem somos /A quem se dirige/Testemunhos kids / TeensAdultos