A quem se dirige o MVA®?

Do ponto de vista de um Aikidoca, um ataque absorve-se protegido e unido, mantendo a conexão com o outro, ao mesmo tempo que se cria um vazio que desestabiliza o parceiro momentaneamente, permitindo uma união com o parceiro de treino, e uma projeção deste digna para ele. Sem lesões, nem vencedor. São precisos anos de treino físico para o corpo, a mente e o espírito reagirem unidos com essa maestria, no timing certo, e escolhendo o movimento mais eficiente, com fluidez.

Verbalmente, felizmente, o progresso faz se sentir relativamente mais rápido no treino análogo comunicacional: Após algum treino verbal dedicado (que poderá ir entre os 8 a 18 treinos de 1h30) , os participantes reparam  um aumento significativo na sua capacidade de se reequilibrarem internamente, propiciando um dissolver do sentimento de agressão, e uma resposta harmonizadora.

Se quer desenvolver estas capacidades, que tal começar por aferir onde está hoje? Para chegar a um destino, convém saber qual o ponto de partida.  Pense numa situação ou relação desafiante em particular, e veja abaixo com qual das reações mais se identifica.  

Como reage a críticas?

Imagine uma situação em que o seu interlocutor lhe faz uma crítica, a si ou ao seu trabalho, sem recurso a factos, de forma genérica, com juízos de valor e/ou até subindo de tom. Você interpreta esta postura como agressiva. Quais seriam as suas respostas mais naturais? Atenção: não a reacção que entende como mais adequada, mas aquela que sabe ser a mais habitual em si com essa pessoa ou situação em particular.

Nota: o seu interlocutor é representado abaixo como a personagem verde, cabendo-lhe a si a representação amarela.

Reacção 1: Contra-atacar

Reacção 2: Retirar-se (fuga)

Reacção 3: Não fazer nada (paralisia)

Reacção 4: Justificar

Reacção 5: Distrair a atenção

Créditos : Ilustrador : Martin Whitmore/Nabil./ Fonte : "O Aikido Verbal" / Luke A.Archer/ Espiral Editora

 

A sua resposta : Clique abaixo na sua reação mais frequente, e consulte o que o Aikido Relacional pode fazer por si! 

 

Reacção 1: Com amor, amor se paga  

 

Reacção 2: Pernas para que vos quero…

 

Reacção 3: É melhor ficar quietinho como as estátuas

 

Reacção 4: Vou explicar tudo o que aconteceu e porque aconteceu

 

Reacção 5: Olha o passarinho ali!
 
LEMBRE : Clique ACIMA na sua reação mais frequente, e OBTERÁ O SEU RESULTADO 

 

Veja agora em qual contexto abaixo a sua dificuldade é a mais frequente, e clique de modo a verificar se a situação lhe é familiar.

Envie-nos abaixo a sua resposta e entraremos em contacto consigo, enviando-lhe a análise da situação, exemplos praticos de aplicação do Aikido relacional no seu contexto, e informação sobre os nossos programas de treino de AIKIDO RELACIONAL™

Aqui : Eventos  Aikido Relacional®

» Lido menos bem com as posturas autoritárias vindas da minha hierarquia. Fico paralisado/a ou apetece-me denunciar, contra-atacar ou colocar os limites de uma vez por todas. Isto está a ter um impacto forte na minha desmotivação. Precisaria aprender a reagir de forma calma e distanciada, de forma a influenciar pela minha postura maior respeito e objetividade.

» Recebo muito pouco feedback da minha hierarquia, e vejo os colegas ter uma melhor relação com a chefia. Tenho receio de pedir feedback e preciso saber como gerir avaliações ou comentários subjetivos, não sustentados ou injustos. Me sinto prejudicado/a profissionalmente.

» Tenho colegas de difícil trato, e o ambiente entre nós não é o melhor. Existem constantes ironias, sarcasmos, não ditos ou rumores nas costas uns dos outros, degradando o espírito de equipa e a colaboração. Lido dificilmente com isso e desconfio dos meus colegas cada vez mais. Preciso desenvolver maior imunidade perante isso, e quero aprender a reagir com desenvoltura às provocações dos colegas, para não ser mais alvo de desrespeito.

» Sou responsável por uma equipa, e tenho de lidar frequentemente com posturas pouco cooperativas, compreensivas ou mesmo agressivas por parte dos membros desta equipa. Esta gestão emocional do pessoal causa-me stress. Gostaria de aprender a relacionar-me com a equipa com autoridade natural, influenciando neles uma forma de comunicar mais construtiva.

Gostaria de nos colocar uma situação específica verbal que lhe tenha acontecido e receber alternativas pacíficas de resolução inspiradas no Aikido ? Contextualize-nos e coloque a situação no nosso formulário de contacto, e em 3 dias máximo lhe enviaremos algumas sugestões.

Exemplos de Aplicação das estratégias MVA® no dia a dia : Aqui

Como treinar MVA® : Aqui

A certificação MVA® : Aqui