Reação 3: É melhor ficar quietinho como as estátuas

Como reage a críticas?

Resultados do teste 

Resposta 3 : Não fazer nada (congelar, não reagir, ficar quietinho como uma estátua..etc...)

É uma reação do tipo “paralisia”:. Esta reação é comum nas situações que envolvem uma figura de autoridade ou de hierarquia, e o seu resultado é um acumular posterior de tensão.

Pode ser uma reação consciente visando parecer paciente e tolerante; pode também ser uma reação inconsciente face à impotência ou incapacidade de saber o que dizer, o que fazer. Em tudo caso, esta reação pode provocar cronicamente uma agressividade passiva, que pode, por sua vez, originar uma “explosão vulcânica”. Esta explosão pode dirigir-se a alguém de repente, sem nenhum nexo com a situação ou pessoa de origem, ou dirigir-se ao atacante. Em todo caso, esta reação será observada como sendo irracional, exagerada e/ou imprópria.

O aikido relacional tem como principio estar conectado e presente, de forma protegida. Vai treinar, quando se sentir atacado, como conectar-se com uma serenidade interna e identificar a semente da paz contida no "fundo" (e não na "forma") do que o atacante está a dizer. Quando o agressor ainda não viu esta paz potencial contida no seu próprio ataque, o aikidoca já a viu. E sem esforço e eficazmente, vai conseguir reciclar instantâneamente essa energia sob forma de ponte para a paz. Onde a agressão se dissolve, onde o agressor se recentra, e onde eventualmente exista um novo ponto de partida equilibrado.

Créditos : Ilustrador : Martin Whitmore/Nabil./ Fonte : "O Aikido Verbal" / Luke A.Archer/ Espiral Editora