MÃE-CRIANÇA: Os deveres não foram feitos? vás ficar de castigo!

Antes do treino  : 

🎬.👉à hora de ir para a cama .... SEM prática do MARTIAL VERBAL ARTS® 😳😳

[🅰️] = Mãe [🅱️] = Filho

[🅱️]A.,11 anos [🧨] " Mãe eu não fiz o dever para amanhã. Mas não faz mal, quando a professora pedir eu desligo a minha câmara e simulo problemas de internet"

[🅰️] O qué?!!! Mentiste-me ! Prometeste que fazias! isso é uma falta de responsabilidade e de respeito! Isso não se faz! Onde é que tu estás com a cabeça! vás ficar de castigo!

Após o treino  : 

🎬.👉à hora de ir para a cama .... COM prática do MARTIAL VERBAL ARTS® 

[🅱️]A.,11 anos [🧨] " Mãe eu não fiz o dever para amanhã. Mas não faz mal, quando a professora pedir eu desligo a minha câmara e simulo problemas de internet"

[🅰️] .Espera filho...( com linguagem não verbal indicando stop). Isso que estás a pensar fazer para mim é mentir( caracterizar o abuso)..Desejas seguir em frente com a mentira, ou vês possível dizeres a verdade à professora ? ( Atemi + alternativa de saída honrosa)

[🅱️] ....(ups.. [😰] .) Mas...mãe, eu me esqueci e agora tenho muito sono! E se a professora souber a verdade ela vai zangar-se!

[🅰️] Estás a dizer que ela espera melhor atitude de tí, é isso?

[🅱️] ...(ups.. [😰] ) Sim...Não..Sim...não sei...só sei que se zanga...

[🅰️] (sem oposição, irimi tenkan) quanto tempo demorará fazer esse dever, filho?

[🅱️] Sei là... 20 minutos.

[🅰️] ..( Projeção honrosa ai-ki) - É contigo, conheces as opções : Mentir, dizer a verdade, ou acordares 20 minutos mais cedo de manhã. O importante é teres refletido nas opções, nas consequências, e decidires...O meu papel até aqui chegou.. Eu confio na tua honestidade.

Esta é só umas das ilimitadas opções. Cada aikidoca tem o seu estilo pessoal. O nosso terreno comum entre aikidocas é : a saída da linha de ataque; a não violência; a reação centrada; a escuta e conexão; o controle pacífico do desfecho.

Ver mais exemplos : aqui