Estratégia ATEMI VERBAL (OSAE)- Restaurar imediatamente a segurança protegendo-se- Exemplo Kids

"Pisga-te daqui !!"O Tiago de 10 anos, está a terminar de retirar os seus livros do seu cacifo. Quando de repente, um rapaz maior do que ele fecha a porta do cacifo sobre a cabeça do Tiago, e grita empurrando-o. O Tiago está em perigo. Isto lhe acontece algumas vezes, e ele quer evitar por enquanto pedir ajuda, ou fazer queixa.Quer defender-se sozinho, não mostrar medo, não submeter-se, mas também não quer violencia.E sobre tudo, quer que isto pare.

O Tiago deseja restaurar a sua segurança no ato, fazendo com que o atacante pare imediatamente, sem escalada de violencia. O Tiago vai treinar o Atemi Verbal. 

Em caso de intimidação ou risco de violência, coloca limites e restaura a  segurança imediatamente. Existem 8 tipos de ATEMI.Abaixo e na imagem, exemplificamos o “Atemi OSAE” (Atemi imobilização) .

Fase A :  Ter uma reação verbal e não verbal curta e assertiva (que lembra o KIAI karateca e acompanhada com a mão em sinal de "stop"), que visa de maneira controlada surpreender criando uma distancia de segurança imediata e desestabilizando o agressor

Fase B : Explicitar o problema

Fase C : Dar uma possibilidade ao agressor de recuar de forma à violência não escalar 

 O Atemi utiliza-se como técnica por si só isolada (Atemi OSAE verbal), ou como técnica inicial que cria abertura para criar melhores condições de orientar-se para um diálogo. Existem 8 tipos de atemis verbais . O atemi Osae é usado como técnica de imobilização, e 7 outros , como formas de criar um vácuo e uma abertura para melhor reorientar a defesa.

Ver mais exemplos : aqui